Pós-graduação


O Professor Titular Ângelo Fernando Padilha, ganhou a medalha Internacional Tammann que é concedida pelo DGM -  Deutsche Gesellschaft für Materialkunde (German Materials Society) por conquistas visíveis internacionalmente no campo da ciência e engenharia de materiais. A Medalha Internacional Tammann é concedida anualmente para uma única pessoa por sua contribuição no campo da ciência e engenharia de materiais. 

Leia Mais

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica da USP, nos níveis de Mestrado e Doutorado, foi implantado em 1969, e em 1972 tornou-se o primeiro no campo da engenharia a ser credenciado pelo Conselho Federal de Educação. Em 1990 o escopo do Programa foi ampliado para Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Em 1995, foi implantado um Plano de Recuperação do Curso que implicou na transformação de diversos aspectos do Programa, como reformulação de disciplinas, professores orientadores na maior parte de período integral, organização da pesquisa em cinco Linhas e Grupos de Pesquisa definidos, contratação de novos professores, aumento do número de alunos-bolsistas em tempo integral, implantação do Pós-Doutoramento, implantação de novos laboratórios e reformulação dos existentes.

Objetivos


O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) responsável pela área de pós-graduação, "strictu-sensu", de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, oferece programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado com conceito 6 da CAPES.

Os objetivos principais do programa são:

Estrutura Acadêmica

O Programa segue a regulamentação geral da Universidade de São Paulo formalizada no Regimento da Pós-Graduação; os órgãos deliberativos são o Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e a Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica, e os executivos responsáveis são o Pró-Reitor de Pós-Graduação, o Presidente da Comissão de Pós-Graduação e os Coordenadores de cada Programa.

Admissão no Programa

Candidatos ao Mestrado

Devem realizar exame de ingresso aplicado pelo programa de pós graduação do departamento, contendo questões básicas sobre Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O exame de ingresso será eliminatório, cuja nota mínima deve ser 5,0 (cinco).

Candidatos ao Doutorado

Candidatos ao Doutorado, devem realizar exame de ingresso aplicado pelo programa de pós graduação do departamento, contendo questões básicas sobre Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O exame de ingresso será eliminatório, cuja nota mínima deve ser 5,0 (cinco). O candidato que já tenha sido aprovado no exame de suficiência para mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais no PMT, não precisará fazer novamente o exame de ingresso.

Verifique mais informações nas Regras do Programa de Pós Graduação, disponível neste site.

Obtenção do Título

Para a obtenção do título de Mestre, os candidatos a Mestrado devem obter créditos equivalentes a 5 disciplinas de pós-graduação, apresentar exame de qualificação perante banca de três professores e ter a Dissertação aprovada por banca de três professores. Para estar apto para a defesa o aluno necessita submeter um trabalho para revista científica.

Os portadores do título de Mestre podem obter o título de Doutor em Ciências após a integralização de créditos equivalentes a 3 disciplinas de pós-graduação, exame de qualificação, e defesa de Tese perante Banca de 5 professores. Para estar apto para a defesa o aluno necessita submeter dois trabalhos para revista científica.

Informações

Coordenador:

Flávio Beneduce Neto

Vice-Coordenador:

Ticiane Valera

Secretária:

Suellen Alves

suellen.alves@usp.br

(11) 3091-5691

Horário de Atendimento: Das 13h às 18h