Estão abertas incrições para o concurso que celebra a beleza e a ciência por trás das microestruturas dos materiais: se você tem uma foto bonita, seja de microscopia óptica ou eletrônica, compartilhe conosco. As melhores fotos receberão um prêmio, da Siderúrgica Gerdau, de R$3.000,00.
o regulamento pode ser acessado aqui.
https://drive.google.com/open?id=1agJYdu9otLuFPQhbx3sBWLephNrzNyHl&usp=drive_fs
o formulário de inscrição pode ser acessado aqui. https://forms.gle/pA7F7srDEUsjKwTr9
Veja as fotos premiadas de 2024 e todas as enviadas, aqui: METMAT
O campo de atuação do Engenheiro(a) de Materiais abrange os materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e materiais compósitos, nos aspectos de caracterização de propriedades, processos de fabricação e aplicações, assim como a análise, criação e desenvolvimento de novos produtos. Ao lado do estudo dos materiais em si, é essencial o entendimento dos fundamentos dos processos de fabricação.
A formação do Engenheiro(a) Metalurgista cobre três campos: metalurgia extrativa (processos de produção primária de metais e refino de metais e ligas metálicas), metalurgia de transformação (conformação mecânica, fundição, tratamentos térmicos, tratamentos superficiais, soldagem, metalurgia do pó, etc.) e metalurgia física (trata dos fenômenos físicos e transformações que ocorrem nos metais e ligas e correlaciona a estrutura dos materiais metálicos com suas propriedades).
Os egressos do curso de Engenharia Nuclear deverão ser capazes de projetar instalações nucleares, delinear processos de fabricação de combustíveis nucleares, operar e gerenciar reatores nucleares, operar e gerenciar instalações que fazem uso de fontes radiativas, operar e gerenciar os laboratórios de controle de qualidade com acesso a materiais radiativos, especificar e selecionar materiais e efetuar a análise de falhas de materiais em serviço em ambiente nuclear.