Laboratório de
Processos Eletroquímicos

Profa. Neusa Alonso Falleiros

 Imprimir
Endereço:
Av. Professor Mello Moraes, 2463
Sala S-28, 2º andar
CEP: 05508-030
São Paulo/SP


Telefone:
+55 11 3091-5154 / 5137 / 5235

Email:
neusa.alonso@poli.usp.br

Laboratório de
Processos Eletroquímicos

Profa. Neusa Alonso Falleiros

Potenciostatos [Foto: LIBERTO, 2010, Doutorado.]

O LPE é um laboratório de pesquisa preparado para investigar fenômenos controlados por reações eletroquímicas. Os trabalhos são desenvolvidos principalmente por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Os temas de pesquisa são desenvolvidos como Iniciação Científica, Trabalhos de Formatura, Mestrados e Doutorados. Normalmente, um dos objetivos dessas pesquisas é encontrar a relação entre a microestrutura dos materiais metálicos e seu desempenho quanto à resistência à corrosão.

Célula Eletroquímica [Foto: LIBERTO, 2010, Doutorado]

O laboratório dispõe de potenciostatos / galvanostatos e diferentes tipos de células eletrolíticas; alguns acessórios são: balanças analíticas, destilador e deionizador de água, chapas aquecedoras, pHmetro e condutivímetro, multímetros, banho ultra-sônico, vidrarias e capelas de gases.

Os principais ensaios realizados são aqueles baseados em curvas de polarização e perda de massa. A pesquisa é complementada através de exames da superfície antes e após corrosão: exames metalográficos em microscópio óptico e eletrônico de varredura. Tais procedimentos são realizados através da colaboração dos demais laboratórios do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e outros departamentos da Escola Politécnica da USP.

Projetos:

Resistência à Corrosão de Aços Inoxidáveis

Trabalhos:

Designed by Arthur S. Nishikawa & Alan Lamotte
© 2012 MetMat