Laboratório de Computação em Ciência dos Materiais- LCCMat

Descrição

O Laboratório de Computação em Ciência dos Materiais está sendo implantado no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo visando a capacitação desta instituição no uso de técnicas computacionais aplicadas ao modelamento de propriedades físicas de materiais de engenharia.

No presente momento o laboratório está equipado com dois computadores pessoais, disponíveis aos usuários. O laboratório encontra-se também em processo de cadastramento junto ao Laboratório de Computação Científica Avançada do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo visando o uso dos recursos disponíveis nesta instituição. Para um futuro próximo planeja-se a aquisição de recursos adicionais de computação avançada que farão parte da instalação física do LCCMat.

Atualmente encontram-se em andamento diversas linhas de pesquisa no campo da termodinâmica computacional. Os recursos de Software disponíveis são os seguintes:
Programas Thermocalc e Dictra, desenvolvidos pelo Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, Suécia e adquiridos pelo departamento de engenharia metalúrgica e de materiais em 1997. Estes programas correspondem a máquinas de cálculo de diagramas de fases (Thermocalc) e de cinética de reações controladas por difusão (Dictra) associadas a poderosos bancos de dados, que permitem a aplicação a ampla gama de problemas de interesse da Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
Programas para o cálculos termodinâmicos usando o Método Variacional de Clusters (Cluster Variation Method, CVM) em sistemas com até 17 componentes.
Programas para cálculos termodinâmicos empregando simulações pelo Método de Monte Carlo em sistemas com até 16 componentes.
Planeja-se ampliar o escopo do LCCMat no próximo ano por meio do convite a especialistas no campo de simulação atomística de materiais para uma estadia de curta duração.

Equipe

Coordenador: Prof. Dr. Hélio Goldenstein
Pesquisador: Dr. Cláudio Geraldo Schön
 

Endereço para contato

schoen@usp.br